25 anos de juventude, canoagem e ambiente

“Ver um clube celebrar 25 anos com jovens a demonstrar esta força, com esta massa crítica e visão estratégica, meus caros senhores, Sr. Presidente da Câmara, isto sim, é um clube com futuro, parabéns GCA!” foram as palavras do representante da Associação de Canoagem do Porto, no passado dia 29 de Março durante a comemoração das bodas de prata Ginásio Clube de Alpendorada (GCA).

Em 31 de Março de 1983, um grupo de jovens, fundava o Ginásio Clube de Alpendorada, com vontade revolucionar o entretenimento e desporto da época.

Eram eles, Arlindo Freitas, António José Silva, Mário Luís Monteiro, Casimiro Vieira Pinto, José Manuel Couto Pereira, Maria da Graça Silva, Maria Vasconcelos Bouça, Henrique Pereira, Manuel Tavares, Fernando Pinto da Costa, Joaquim Silva, João Pinto da Costa.

Reunidos para jantar os associados, atletas, beneméritos, fundadores, entidades e direcção, confraternizaram e recordaram o extenso memorial fotográfico, os cartazes das Jornadas Culturais, os eventos desportivos, as medalhas e as provas de canoagem.

Fomos descobrir um clube cheio de surpresas, que organizou a 1ª Estafeta Marco de Canaveses – Alpendorada, o 1º Torneio de Futebol de Sete, participou na organização da prova de canoagem Taça do Presidente da República, no rio Douro, as I Jornadas Culturais de Alpendorada, de onde viria a ideia da criação da Escola da Pedra.

As fotografias e os comentários dos presentes foram as testemunhas de um longo repertório, que torna o GCA um clube de “qualidade” como referiu o actual presidente do clube.

2016

A actual direcção apresentou ainda um plano estratégico arrojado e ambicioso que quer colocar Marco de Canaveses no panorama nacional ao justificar a capacidade para a criação de um território Capital Nacional da Canoagem ao organizar alguns dos eventos nacionais mais importantes.

Por fim, levar o máximo de atletas possíveis à selecção nacional na preparação dos jogos olímpicos de 2016.

No que diz respeito às apostas estratégicas a curto prazo, o clube pretende fazer crescer, ainda mais o projecto concelhio de Desporto Escolar, (clube-escolas-natação-canoagem), que mantém com a Escola Secundária do Marco e EB2,3 de Alpendorada e Matos.

Reforçar a oferta nas secções de Caiaques de Lazer, Barcos Dragão e Rafting numa aposta clara no turismo náutico e eco-turismo.

Posto Náutico

Foi a apresentação do Posto Náutico que maravilhou, toda a sala, com a beleza e o encaixe sublime na natureza, respeitando a “traça” da paisagem, sob a praia de Bitetos.

Um projecto bem conseguido, de um dos elementos da anterior direcção, Gisela Monteiro, que tem inspiração nas palafitas (sistemas construtivos usados em edificações ribeirinhas), e nos canaviais que o terreno actual ostenta, sem perder de vista as condições de acesso fáceis e para todos.

O presidente da Câmara, Manuel Moreira, não consegui ficar indiferente à história, à estratégia e ao projecto do Posto Náutico, que “gostava de já o ter feito e se não o fizemos não é por falta de ideias nem de vontade” e “se não tivéssemos boas ideias estávamos hoje ricos” com esta “visão estratégica” de um clube que tem hoje 25 anos de “obra feita” e termina dizendo “acredito no clube e terá tudo para vencer.”

O GCA renova o seu mote, como “clube Jovem, Náutico e Ambientalista na promoção do desporto para todos contribuindo para a coesão social e preservação da natureza”, nas palavras de Francisco Freitas Cardoso, eleito recentemente para o 2º mandato à frente do GCA.


ver as fotos

Sem comentários:

Artigos mais vistos