Uma grande Regata


Caiaques e Barcos Dragão, desceram o rio Tâmega para a 16ª Regata das Vindimas.

Este evento, organizado pelo GCA, trouxe, ontem, domingo, 21 de Setembro, até ao concelho de Marco de Canaveses, entre atletas e turistas náuticos, mais de 100 pessoas para uma prova de canoagem e para a corrida de Barcos Dragão e Caiaque na categoria de Turismo Náutico.

Às 10h foi dada a partida, assistida pelo Presidente da Câmara, Manuel Moreira, e por um número razoável de pessoas que «inauguravam» as margens do novo passeio fluvial de Sobretâmega, para os cerca de 60 atletas de canoagem de competição e para os cerca de 50 turistas náuticos que iam ter o prazer de navegar no Tâmega. E assim, o rio foi-se enchendo, aos poucos, de cor, movimento e gargalhadas.

Em competição estiveram cinco clubes, ABC (Águas Bravas Clube de Amarante), CNC (Clube Náutico de Crestuma), Liga Dura (Gondomar), CNRM (Clube Náutico de Rio Mau) e o GCA (Ginásio Clube de Alpendorada).

As classificações desta prova foram as seguintes: Séniores, Vasco Silva - CNC; Júniores, Tiago Moreira - CNC; Cadetes, Joel Fernandes - GCA; a Damas Júniores, Carina Oliveira - CNC; Damas Cadetes, Maria Cruz - Liga Dura; Infantil, Fábio Azevedo - Liga Dura; Iniciados, Pedro Martins - GCA; Damas Iniciados, Ana Nogueira - GCA; Veteranos, Joaquim Santos - GCA; Na categoria Slalom os atletas do ABC, classificaram-se: Seniores, Ivan Silva em K1; José Carvalho em C1.

De salientar, o facto do Ginásio Clube de Alpendorada ter subido 4 vezes ao pódio, sendo este o resultado de uma preparação dos atletas sob orientação do veterano e treinador Joaquim Santos.
O presidente do GCA, Francisco Cardoso, e o presidente da Associação de Canoagem do Porto, Joaquim Santos, consideraram «satisfatório» o número de clubes presentes, pois o «a quantidade de provas em 2008 foi elevada e rigoroso, e os atletas e dirigentes estão esgotados». Já no que diz respeito aos participantes em turismo náutico nesta regata, Artur Vieira, vice-presidente do GCA, afirmou que «estiveram o dobro das pessoas do ano passado, o que nos deixa muito satisfeitos pois é objectivo primário do clube aproximar as pessoas à experiência desportiva em caiaques».

A edição deste ano teve a particularidade de terem sido convidados a participar empresários e Juntas de Freguesia do concelho, das quais apenas a de Soalhães se viu representada neste evento.

No final do evento, todos os participantes puderam desfrutar de uma pequena mostra e prova de produtos gastronómicos locais, nomeadamente os enchidos, a broa e o vinho verde, não fosse esta a época das colheitas.

O ponto mais negativo apontado pelos participantes prendeu-se com o facto de, após tanto tempo de exercício, o GCA não dispor ainda de instalações que garantam minimamente condições aos atletas e todos aqueles que pretendem usufruir das actividades de turismo náutico que o Clube tem para oferecer.

GCA agradece a todas as empresas que apoiaram a Regata das Vindimas '08:

Padarias Reunidas | Ecomarché - Alpendorada | O Fuminho - produtos tradicionais | Frutas Moreira | O Forninho - Padaria | Granidera| José Monteiro & Filhos - Transportes | Rave - Telecomunicações e Discoteca

às instituições:
Câmara Municipal do Marco de Canaveses | Associação de Canoagem do Porto

1 comentário:

Márcio Magalhães disse...

Participei e fiquei adepto. De facto um bom desporto.
Parabéns ao GCA pela organização de mais este evento.

Continuem com o bom trabalho.

Márcio Magalhães

Artigos mais vistos