GCA leva 3 ao pódio e LigaDura vence por equipas


Campeonato Regional de Maratonas '09

No passado dia 24 de Maio o Ginásio Clube de Alpendorada – GCA - e a Associação de Canoagem do Porto – ACP - realizaram na albufeira do rio Tâmega, na vila de Alpendorada o Campeonato Regional de Maratonas de Canoagem.

O Campeonato Regional de Maratonas ‘09 contou com a presença de 10 clubes e mais de 150 atletas todos pertencentes à Associação da Canoagem do Porto, sendo esta uma das provas mais importantes do calendário regional.

Um evento que teve uma grande participação com 4 tipos de embarcações – K1, K2, C1 e C2 – com os escalões de Cadetes, Juniores, Seniores e Veteranos A e B masculinos e femininos e que elevou o nível de competitividade saudável entre clubes e que permitiu aos atletas e treinadores fazerem uma análise do nível para o Nacional de Maratonas.

No que diz respeito aos resultados finais, e mais concretamente à equipa da casa, os resultados foram muito positivos, com o Ginásio Clube de Alpendorada a levar ao 1º lugar do pódio Joaquim Santos (Veterano B) e ainda na categoria de Cadetes para receber a medalha de Prata e Bronze com Joel Fernandes e Zé Tó Araújo respectivamente.
Na classificação por clubes, o LigaDura de Melres viria a conquistar o 1º lugar seguido do CN de Crestuma. (ver caderno de classificações aqui).

Para a Direcção do GCA, a organização teve ao nível da prova e provou uma vez mais que este clube tem condições para organizar uma prova do Campeonato Nacional de Canoagem, mas não o conseguirá enquanto não tiver condições físicas, e referimo-nos concretamente ao Centro Náutico que já tem projecto desenhado para a zona da albufeira do Tâmega.

Francisco Freitas Cardoso, Presidente do clube reiterou que “ao GCA faltam as instalações para que o clube possa crescer e tornar-se praticamente auto-suficiente, mas para isso precisamos do Posto Náutico em Bitetos para dar apoio às modalidades de competição e turismo náutico, onde temos crescido significativamente de ano para ano.” E acrescenta que “ temos o projecto do Centro Náutico feito e adaptado às condições de alta competição e lazer, desenhado há quase dez anos, para a Albufeira do Tâmega, naquele que é considerado por muitos o melhor plano de água da região do Porto e Norte para a prática de canoagem de competição”.
O dirigente desta associação de Alpendorada termina apelando “à Câmara Municipal, à Junta de Alpendorada, ao IDP e outras instituições com poder para financiar este projecto se dignem disponibilizar meios humanos financeiros para a concretização deste projecto, que vimos com potencial para criar o melhor centro de desportos ao ar livre e capaz de se tornar a capital dos desportos náuticos, do Norte de Portugal e Galiza.” E remata elevando a prova de canoagem que “deu uma nova cor, uma nova vida ao rio Tâmega, quer na água quer nas margens que se encheram de pessoas para ver a prova, as quais ganharam também com a recuperação desta estrada marginal do Tâmega.”

A direcção do clube adianta que já está a ser negociada a organização do Campeonato Regional de Tripulações – K2 e K4 - a realizar no mês de Julho.

A realização desta prova teve o apoio do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Alpendorada que se empenharam em melhorar os acessos à albufeira e área envolvente tornando o espaço mais agradável e assim poderá ter-se dado o primeiro passo para a tão desejada requalificação da albufeira do Tâmega.

A direcção do GCA quer agradecer a todos os que apoiaram a realização desta prova, nomeadamente, ECOMARCHÉ de Alpendorada, Rave Discoteca, Padarias Reunidas, Frutas Moreira e Vieira Esposa e Filhos, a todos, o nosso sincero obrigado.

Sem comentários:

Artigos mais vistos