Taça do Mundo de Masters cumprida, com várias voltas.

A Taça do Mundo de Masters iniciou-se ontem em Crestuma, Gaia, com seis largadas de veteranos masculinos e femininos nas categorias de K1 e C1 com o objectivo de fazer 5 voltas ao percurso com portagem (passagem obrigatória por terra), afim de apurar o melhor do mundo.

Foi na categoria de K1 Master (ages: 45-49) que o atleta do Ginásio Clube de Alpendorada, Joaquim Santos, largou entre 32 concorrentes para a grande maratona mundial onde todos esperavamos, que o atleta que ganhou várias competições nacionais durante a época de 08/09, ficasse entre os dez melhores do mundo. Obviamente que o objectivo era o primeiro lugar mas sabemos que a competição mundial reserva sempre surpresas.

Surpresa foi isso mesmo que tivemos no fim da prova, quando nos apercebemos que havia confusão na contagem das voltas de cada atleta. Já com o fim à vista começamos a observar atletas da regata três a cortar a meta enquanto outros continuaram por mais um volta. (aqui a hipótese de uma volta de avanço não se coloca porque a equipa era muito equilibrada e o feito seria quase impossível). A prova que consistia em 5 voltas e 5 portagens começou a ser questionada por representantes de vários clubes e apoiantes de atletas em competição, que deixaram de ter certeza sobre o número de voltas dos atletas: será que houve atletas que deram voltas a menos ou a mais?. Alguns atletas no final da prova, também eles confusos, chegaram a temer a desqualificação por suspeitar que só deram repetiram 4 portagens.

A direcção do GCA enviou (ontem) um ofício ao presidente da Federação Portuguesa de Canoagem a solicitar averiguação do caderno de registos a fim se esclarecer a situação pela verdade do desporto.

No entanto, Joaquim Santos, que completou 5 voltas e 5 portagens foi vigésimo terceiro classificado. Lugar injusto, que por engano (ou do atleta) na contagem das portagens ou dos juízes arruinou o sonho de estar entre os 10 melhores do mundo.

Agradecemos à Câmara Municipal do Marco de Canaveses, ao Dr. Manuel Moreira, o apoio na aquisição do caiaque de competição que representou o Marco de Canaveses na Taça do Mundo de Masters.

Sem comentários:

Artigos mais vistos