Pimenta sagra-se campeão do Norte em Alpendorada


Campeonato do Norte em Alpendorada com meio milhar de atletas.


O Ginásio Clube de Alpendurada, em conjunto com a Associação de Canoagem do Norte de Portugal (ACNP), organizou no passado dia 16 o Campeonato de Canoagem do Norte, junto ao futuro Parque de Lazer de Alpendurada. O campeonato teve inicio às 15 horas sob o rio Tâmega e contou com mais de 500 canoítas vindos de diversos clubes da zona norte do país, num percurso de 5000 metros.

Dos dezasseis clubes que participaram neste campeonato, destacaram-se o Ponte de Lima que alcançou o primeiro lugar incluindo o medalhado olímpico Fernando Pimenta, seguindo-se o Gemeses que ocupou o segundo classificado. Quanto ao terceiro lugar do pódio, este foi preenchido pelo Clube Náutico do Prado.

Apesar de os acessos não serem os mais favoráveis devido ao mau estado do tempo e ao facto de aquela zona estar em reconstrução, a adesão das equipas foi boa e juntaram-se dezenas de familiares e simpatizantes das equipas a aplaudir os participantes, num ambiente descontraído e de boa disposição, de competição saudável. O presidente da Câmara Municipal e o da Junta de Freguesia marcaram também a sua presença neste Campeonato Regional cabendo-lhes a honra de atribuir os troféus às melhores equipas do Norte.

Quanto aos atletas do GCA, apesar das classificações não assumirem um lugar de destaque, verificaram-se melhorias em relação aos recordes pessoais. Com estas melhorias o clube pretende continuar num bom caminho e alcançar pelo menos um pódio.

Marta Viena, atleta dos Gemeses, realçou o plano de água sossegado que o Tâmega oferece, assim como “a tranquilidade e facilidade em navegar nele pois graças às árvores em volta não existe vento”. André Azevedo, da mesma equipa, destacou também o facto de ser um rio com “pouca corrente, fácil de equilibrar e com bom espaço para largadas e chegadas.”

Dadas as características naturais do espaço e todas as potencialidades que este apresenta, o GCA ambiciona a construção de um Centro Náutico no Tâmega e que este local se torno no pólo de competição do Norte. Esta ideia foi partilhada pelo vice-campeão olímpico Fernando Pimenta, que realçou o valor da albufeira e que “este rio possui um excelente plano de água, tranquilo e fácil de navegar, com as condições necessárias à construção de um futuro centro náutico.” Quanto à experiência dos Olímpicos, Fernando Pimenta descreve como “gratificante a todos os níveis, pois é um reconhecimento pelo nosso esforço e o facto de estarmos em contacto com atletas mundiais de topo é indescritível.”

Sem comentários:

Artigos mais vistos