Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens

Ginásio Clube de Alpendorada recebe instalações no Tâmega

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses e o Ginásio Clube de Alpendorada assinaram no dia 30 de Agosto, um protocolo de cedência de instalações do imóvel atualmente designado “Casa do Tâmega”, que se situa junto ao Parque de Lazer de Alpendorada e Matos.


O imóvel foi entregue “por contrato de comodato outorgado em 3 de janeiro de 2013”, com exceção “dos sanitários que se mantêm permanentemente ao serviço do público”, refere o comunicado da autarquia.


José Monteiro e Dr. Manuel Moreira assinam protocolo

De acordo com o protocolo, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses reconhece o Ginásio Clube de Alpendorada (GCA) como Associação Desportiva e Cultural, que organiza e realiza atividades, nomeadamente desportivas, ao ar livre e náuticas. Desta forma a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, assegura que o GCA “pode utilizar o imóvel requalificado, para apoio e dinamização deste, sendo no âmbito protocolar da sua responsabilidade e competência realizar atividades desportivas ao longo do ano no Parque de Lazer de Alpendorada e Matos e/ou zona envolvente, designadamente no Rio Tâmega, estando contudo obrigada a ceder, mediante disponibilidade, a “Casa do Tâmega”, para apoio à organização de eventos no Parque de Lazer”.

Fica o GCA com “a responsabilidade de assegurar a limpeza do imóvel “Casa do Tâmega”, incluindo os balneários, bem como da área circundante e zelar por um bom uso do imóvel, devendo alertar a Câmara Municipal para qualquer situação anómala que ocorra no exterior ou interior do mesmo”.

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses assegura por seu lado o pagamento de todas as despesas inerentes a água, eletricidade e manutenção de máquinas e desgaste do edifício. O município apoia ainda o Ginásio Clube de Alpendorada na realização de eventos, através da sua logística e meios disponíveis.

Este protocolo foi assinado no mesmo dia em que o Ginásio Clube de Alpendorada organizou a prova “Primeiras Pagaiadas” - Fase Zonal, Norte, juntamente com a Federação Portuguesa de Canoagem, num circuito de uma volta com cerca de dois km’s, que contou com a participação de 12 equipas e 160 atletas.

Portugal é o melhor destino do mundo

A notícia e o título são do Jornal O Jogo, de 29 de Janeiro de 2014.


Portugal é o melhor destino do mundo - O Jogo

Eles começam a chegar a partir da próxima semana. Só na barragem da Aguieira, e entre russos, polacos, eslovacos, checos e portugueses, irão atingir a centena. É o início dos treinos de água da maioria das grandes seleções e o principal destino está escolhido há vários anos: Portugal. Os Centros de Treino Nelo, que começaram a surgir desde 2004 por iniciativa do maior construtor mundial de caiaques de competição, transformaram o nosso país num dos mais procurados em todo o mundo e de longe no preferido das equipas europeias durante o inverno. Ao longo do ano, somos visitados por cerca de um milhar de atletas de alta competição, aquilo que André Santos, responsável da Nelo, considera "um interessante nicho de mercado para o turismo". E que representa quase dois milhões de euros de rendimentos diretos!

"A ideia de criar centros de estágio não foi nossa, mas dos atletas que cá vinham buscar e fazer afinações das embarcações. Começaram a perguntar porque não criávamos condições para cá ficarem mais tempo", recorda André Santos. Foi assim que nasceu o centro de treino do Porto Antigo, em 2004, em Cinfães, "uma das mais espantosas zonas de Portugal, pela água do Douro e pelo clima", diz.

Atualmente, a Nelo tem centros em Castelo de Paiva, o maior deles na Aguieira, perto de Mortágua, um, mais a sul, em Vila Nova de Milfontes e abriu recentemente outro em Cuba. Curiosamente, o objetivo nem é o negócio. "O que ganhamos nos centros de treino é reinvestido neles. O nosso negócio são os barcos e tudo o resto é uma forma de aumentar a aproximação aos atletas. Quem vem a Portugal e utiliza um barco Nelo não só vai querer voltar como ficará cliente. Os russos estagiam no nosso país desde 2004, sem falhas", narra André Santos, deixando claro que é a sua empresa a aumentar as vantagens do nosso país face ao maior problema da canoagem: os barcos, com comprimentos a partir dos 5,20 metros, não andam de avião.

"Quem vem estagiar para Portugal tem transfer desde o aeroporto, 300 barcos nossos prontos a utilizar, 20 barcos a motor para os treinadores, hotéis com tarifas acessíveis - na Aguieira, onde se instalam num resort de luxo da Visabeira, pagam cerca de metade da tarifa -, ginásios preparados para atletas de alta competição e serviço de massagem. Em nenhum outro país existe algo assim. Somos os melhores da Europa", garante André Santos.

E também os mais procurados, acrescentamos nós, com Emanuel Silva, já com três Jogos Olímpicos no currículo, a concordar. "Na Europa não conheço nada igual. Se a prioridade for o bom tempo, nesta altura do ano podemos ter Cuba ou a Florida, mas são destinos caros. Aqui, mesmo de chuva, o tempo é sempre espetacular para uma equipa como a russa. E não faltam locais para escolher", garante.

2013: O brilho de Portugal na canoagem

Em 2013, a canoagem portuguesa conquistou 13 medalhas, em várias especialidades e escalões etários, em Europeus e Mundiais. A mais relevante foi a obtida por Emanuel Silva e João Ribeiro em K2 500 metros no Mundial sénior realizado na Alemanha. Pela primeira vez, Portugal consegue um título mundial absoluto na velocidade, a disciplina rainha da modalidade responsável pelo único pódio do país nos Jogos de Londres. É, curiosamente, com uma tripulação relativamente improvisada que a medalha de ouro é alcançada: o parceiro natural de Emanuel Silva seria Fernando Pimenta, a dupla responsável pela prata olímpica em K1 1000m, mas as divergências deste último com a federação fizeram-no abdicar do evento. João Ribeiro já tinha sido vice-campeão mundial da distância em 2010, então numa dupla com Pimenta. 
In Público

Afinal, o rio é de graça

A canoagem está na moda! 

Os bons resultados internacionais alcançados pelos atletas portugueses, nomeadamente as medalhas olímpicas de Emanuel Silva e Fernando Pimenta, contribuíram para o aumento do número de praticantes e para a mediatização da modalidade. 

"A captação tornou-se mais fácil, em especial porque os pais, a partir do momento que travaram maior conhecimento com a canoagem, concluíram que não se trata de um desporto perigoso, do tipo descida de rápidos. As nossas águas não são bravas, podem ficar descansados", avisa Nuno Silva, presidente e grande impulsionador do Kayak Clube Castores do Arade, uma coletividade fundada em 2005 e a caminho do nono ano de existência, com sede em Ferragudo, no concelho de Lagoa, que utiliza a Mexilhoeira da Carregação - e naturalmente o rio Arade - com polo aglutinador de toda a sua atividade.

In O Jogo

Carta aberta aos presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia de Alpendorada

Ex.mos Senhores Autarcas

A informação que vos remetemos, para V. conhecimento, dá conta da construção da que será a segunda pista de canoagem mais importante em Portugal.

Recordamos que o GCA, oportunamente em 2005, 2007 e recentemente, em Março do corrente ano, demonstrou a potencialidade da modalidade canoagem, no nosso concelho, precisamente na albufeira da Tâmega, em Alpendorada.

Sabemos que apoiam a ideia e o investimento no Parque de Lazer, na zona citada, pode ser mais um passo a caminho da implantação de um centro desportivo náutico. 

O desafio é não deixar escapar a 3ª pista de canoagem de Portugal. E que a mesma seja aqui no Marco de Canaveses, perto dos cerca de 80% dos clubes de canoagem portugueses. A menos de uma hora do aeroporto e a menos de duas horas dos clubes da Galiza.

Valia a pena pensar nisto.

Segue a notícia, publicada hoje n' O JOGO online.

Com os melhores cumprimentos,
a direcção do Ginásio Clube de Alpendorada



<

Centro desportivo, que terá condições para receber competições nacionais e internacionais, já tem o financiamento necessário e as licenças aprovadas. 

Portugal vai contar com uma segunda pista de canoagem e remo, uma nova infraestrutura na Mina de São Domingos, Mértola, que se apresentará como alternativa e complemento à de Montemor-o-Velho. 
O projeto do Clube Náutico de Mértola, em parceria com a Câmara Municipal e o atelier de arquitetura ARKHÉTYPOS, conta com o apoio do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) e, segundo os promotores, já tem "as necessárias licenças e o financiamento aprovado".

O centro desportivo terá as condições necessárias para albergar competições nacionais e internacionais: na canoagem disputam-se nas distâncias de 200, 500 e 1.000 metros, enquanto no remo são 2.000 metros.
A Mina de São Domingos é uma localidade a 17 quilómetros de Mértola e que, para as provas internacionais, pode ser servida por quatro aeroportos, nomeadamente Lisboa (233 quilómetros), Beja (50), Faro (118) e Sevilha (200).

A paisagem esteve durante décadas ligadas ao setor mineiro, mas todos estes projetos foram abandonados há muito: a localidade procura agora reabilitar-se apostando também no turismo desportivo.>>

A futura pista de canoagem do Tâmega

A situação geográfica de proximidade de dois rios (Tâmega e Douro) com condições e atrações distintas é singular no país. O GCA, como associação dinamizadora das actividades desportivas náuticas, estimula a prática da canoagem de competição e turismo em ambos os rios. 


Consideramos o Douro um rio de enorme valor turístico e aí desenvolvemos as actividades de lazer há 8 anos. Por sua vez, a albufeira do Tâmega revela um circuito de canoagem ímpar, quer pelo plano de água, quer pela envolvência marginal que permite a acomodação de grandes eventos de nível nacional e internacional. E se as infraestruturas naturais existem, já as insfraestruturas de apoio à prática da modalidade são pobres ou inexistentes. Importantes passos foram dados com a requalificação da zona do Tâmega. 

A Federação Portuguesa de Canoagem reconhece e potencial deste plano de água e valor económico e de proximidade do local aos clubes do Norte de Portugal (que são cerca 70% da canoagem do país). 

O GCA já fez chegar ao poder local vários documentos que comprovam que o investimento num centro náutico é um investimento com retorno económico que se tornará um foco de atracção desportivo, permitirá a autonomia da organização, dinamizará a economia local e adicionará qualidade de vida aos habitantes. 

Este não é um projecto duma associação singular, mas sim um projecto social, económico e desportivo duma aldeia e da região.

Semana da Juventude 2013

Começa dia 12 a Semana da Juventude em Marco de Canaveses.
5 dias para conheceres e experimentares animação desporto e cultura.
Dia 17 a actividade é com o GCA na praia de Bitetos.

Domingo desportivo com a Cercimarco

Com o objectivo de angariar fundos para a sede em Alpendorada, o GCA animará, no domingo dia 7 de Julho, os participantes e apoiantes pela causa da Cercimarco.

A tarde começa com uma caminhada desde o Mosteiro de Alpendorada até Bitetos onde se desenrolarão novas actividades desportivas, como passeios de caiaque, jogos tradicionais e outras actividades relacionadas.

Para abrilhantar o dia a Cercimarco tem entre os participantes desportivos a ex-atleta olímpica Aurora Cunha que apadrinhará o evento de angariação de fundos.

As inscrições são online ou na sede da Cercimarco.

Pimenta sagra-se campeão do Norte em Alpendorada


Campeonato do Norte em Alpendorada com meio milhar de atletas.


O Ginásio Clube de Alpendurada, em conjunto com a Associação de Canoagem do Norte de Portugal (ACNP), organizou no passado dia 16 o Campeonato de Canoagem do Norte, junto ao futuro Parque de Lazer de Alpendurada. O campeonato teve inicio às 15 horas sob o rio Tâmega e contou com mais de 500 canoítas vindos de diversos clubes da zona norte do país, num percurso de 5000 metros.

Dos dezasseis clubes que participaram neste campeonato, destacaram-se o Ponte de Lima que alcançou o primeiro lugar incluindo o medalhado olímpico Fernando Pimenta, seguindo-se o Gemeses que ocupou o segundo classificado. Quanto ao terceiro lugar do pódio, este foi preenchido pelo Clube Náutico do Prado.

Apesar de os acessos não serem os mais favoráveis devido ao mau estado do tempo e ao facto de aquela zona estar em reconstrução, a adesão das equipas foi boa e juntaram-se dezenas de familiares e simpatizantes das equipas a aplaudir os participantes, num ambiente descontraído e de boa disposição, de competição saudável. O presidente da Câmara Municipal e o da Junta de Freguesia marcaram também a sua presença neste Campeonato Regional cabendo-lhes a honra de atribuir os troféus às melhores equipas do Norte.

Quanto aos atletas do GCA, apesar das classificações não assumirem um lugar de destaque, verificaram-se melhorias em relação aos recordes pessoais. Com estas melhorias o clube pretende continuar num bom caminho e alcançar pelo menos um pódio.

Marta Viena, atleta dos Gemeses, realçou o plano de água sossegado que o Tâmega oferece, assim como “a tranquilidade e facilidade em navegar nele pois graças às árvores em volta não existe vento”. André Azevedo, da mesma equipa, destacou também o facto de ser um rio com “pouca corrente, fácil de equilibrar e com bom espaço para largadas e chegadas.”

Dadas as características naturais do espaço e todas as potencialidades que este apresenta, o GCA ambiciona a construção de um Centro Náutico no Tâmega e que este local se torno no pólo de competição do Norte. Esta ideia foi partilhada pelo vice-campeão olímpico Fernando Pimenta, que realçou o valor da albufeira e que “este rio possui um excelente plano de água, tranquilo e fácil de navegar, com as condições necessárias à construção de um futuro centro náutico.” Quanto à experiência dos Olímpicos, Fernando Pimenta descreve como “gratificante a todos os níveis, pois é um reconhecimento pelo nosso esforço e o facto de estarmos em contacto com atletas mundiais de topo é indescritível.”

Convite para o Aniversário dos 30 anos do GCA

Bitetos década de 90. Foto de Fernando Costa.


No seguimento da comemoração dos 30 anos do GCA (Ginásio Clube de Alpendurada), que se celebrará no próximo dia 30 de Março, esta associação desportiva pretende reunir todos os sócios e familiares, simpatizantes do clube, assim como os seus fundadores.

O principal objetivo é criar uma comissão de apoio ao centro náutico, assim como reavivar a imagem do clube. O convite estende-se não só a dirigentes e sócios de outras coletividades, como também a toda a população em geral.

No dia do evento estará presente Mário Santos, Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Sérgio Ferreira, Presidente da Associação de Canoagem do Norte, outros dirigentes associativos, individualidades e empresários que ajudaram o clube nestes 30 anos. Algumas das pessoas que marcaram a história deste clube serão homenageadas. A celebração irá decorrer pelas 17 horas, na sede do clube, situada na Rua Francisco Borges da Cruz, nº168 (por baixo do café Nova Era).

Apelamos aos sócios e fundadores para que divulguem junto de outros sócios, estendam o convite aos familiares e celebrem este pequeno, mas muito importante momento do associativismo.

Para mais informações sobre o evento ou para confirmar presença no dia, deve contactar a equipa através do 91 649 02 20.



Fotos Kayak Nocturno

As fotos do Kayak Nocturno edição «acontecem coisas estranhas à noite» estão disponíveis na nossa página do facebook.

Jorge Antunes conquista 3º lugar em Aveiro

Foi o veterano Jorge Antunes que desta vez subiu ao pódio com a camisola do GCA na prova Canais da Ria que decorreu hoje, (16 de julho) no dia da comemoração do 60º aniversário da Associação de Canoagem de Aveiro.
As restantes categorias iniciados e cadetes do GCA situaram-se entre o 4º e o 6º lugares, classificando o nosso clube em 10º da geral.

Medalha honorífica do concelho atribuída a Joaquim Santos

Classe de Ouro, na categoria de Desporto, foi a distinção que Joaquim Santos, recebeu da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, por ter sido campeão nacional de velocidade desde 2009, na categoria de veteranos.

O atleta e treinador do clube de canoagem demonstrou estar muito satisfeito pelo reconhecimento da Câmara do Marco, "que é um concelho ao qual eu não pertenço, mas que pelo qual eu dou a cara e represento no meu melhor". Considerou que a medalha o deixa muito contente, mas sobretudo quer que a mesma represente um incentivo para os seus atletas e de alguma forma mérito à direcção do clube que o apoia.

MCoutinho apoia a Regata das Vindimas 2010

O novo Opel Meriva, campeão da flexibilidade, vai acompanhar a descida de caiaques pelas margens do Douro, com equipamento e logística.

No fim da regata o novo Opel Meriva recebe-nos a todos de braços abertos, graças ao novo sistema de portas FlexDoors.

Terá assim a oportunidade de descobrir os inovadores sistemas FlexSpace; FlexRail; FlexFix e o que estes podem trazer de novo ao seu quotidiano, potenciando o conforto e a versatilidade.
Porque a flexibilidade é uma porta aberta para mais e melhores surpresas, a MCoutinho Alvescar proporcionar-lhe-á no final da descida testar este Novo Modelo da Opel.

A preparar a Regata das Vindimas

Estamos a preparar a edição 2010 da Regata das Vindimas. Tendo em conta as opiniões de várias pessoas que participaram na edição anterior vamos manter a regata no rio Douro e preparar um almoço de recepção à chegada ao areal de Bitetos.
Ps: a descida deste ano é 5km mas curta mais inclui a passagem na eclusa da barragem de Carrapatelo.
Pss: o link para inscrição brevemente disponível.

FPC tem novo site

A Federação Portuguesa de Canoagem renovou o site.
Na nossa opinião é uma melhoria significativa. Tem um design mais actual e com mais informação logo na primeira página. Está bem orientada para o utilizador frequente e/ou atleta das diferentes modalidades, com boa apresentação das notícias e bons destaques dos eventos. Sentimos falta do apelo à prática das modalidades, e de uma página dedicada ao incentivo e apoio ao turismo náutico.

Clube Náutico de Ponte de Lima vence I Taça de Pista

O Clube Náutico de Ponte de Lima venceu hoje, 18 de Abril a I Taça de Portugal de Pista, ao somar 522 pontos no final das mais de 100 regatas realizadas no fim-de-semana.
O pódio desta competição foi ainda completo com o Gemeses  e CN de Prado com 406 e 274 pontos respectivamente.
A nível individual o destaque do dia foi para João Ribeiro e Teresa Portela  ambos do Gemeses, que venceram as competições de K1 Sénior 200 metros. NO C1 Sénior, Helder Silva do CN Prado foi o vencedor na categoria Sénior.
via: fpcanoagem.pt

Taça do Mundo de Masters cumprida, com várias voltas.

A Taça do Mundo de Masters iniciou-se ontem em Crestuma, Gaia, com seis largadas de veteranos masculinos e femininos nas categorias de K1 e C1 com o objectivo de fazer 5 voltas ao percurso com portagem (passagem obrigatória por terra), afim de apurar o melhor do mundo.

Foi na categoria de K1 Master (ages: 45-49) que o atleta do Ginásio Clube de Alpendorada, Joaquim Santos, largou entre 32 concorrentes para a grande maratona mundial onde todos esperavamos, que o atleta que ganhou várias competições nacionais durante a época de 08/09, ficasse entre os dez melhores do mundo. Obviamente que o objectivo era o primeiro lugar mas sabemos que a competição mundial reserva sempre surpresas.

Surpresa foi isso mesmo que tivemos no fim da prova, quando nos apercebemos que havia confusão na contagem das voltas de cada atleta. Já com o fim à vista começamos a observar atletas da regata três a cortar a meta enquanto outros continuaram por mais um volta. (aqui a hipótese de uma volta de avanço não se coloca porque a equipa era muito equilibrada e o feito seria quase impossível). A prova que consistia em 5 voltas e 5 portagens começou a ser questionada por representantes de vários clubes e apoiantes de atletas em competição, que deixaram de ter certeza sobre o número de voltas dos atletas: será que houve atletas que deram voltas a menos ou a mais?. Alguns atletas no final da prova, também eles confusos, chegaram a temer a desqualificação por suspeitar que só deram repetiram 4 portagens.

A direcção do GCA enviou (ontem) um ofício ao presidente da Federação Portuguesa de Canoagem a solicitar averiguação do caderno de registos a fim se esclarecer a situação pela verdade do desporto.

No entanto, Joaquim Santos, que completou 5 voltas e 5 portagens foi vigésimo terceiro classificado. Lugar injusto, que por engano (ou do atleta) na contagem das portagens ou dos juízes arruinou o sonho de estar entre os 10 melhores do mundo.

Agradecemos à Câmara Municipal do Marco de Canaveses, ao Dr. Manuel Moreira, o apoio na aquisição do caiaque de competição que representou o Marco de Canaveses na Taça do Mundo de Masters.

Artigos mais vistos