Ginásio Clube de Alpendorada
Associação Juvenil Sem Fins Lucrativos
www.canoagemnodouro.com
desde:1983
Cidadãos especiais do Marco experimentam a canoagem
Este ano, de carácter experimental, apenas foi convidada a CERCIMARCO, mas espera-se que em próximas oportunidades, todos os Cidadãos com Deficiência do Município possam participar.
Clean Up The World - as imagens

Após alguns anos de interregno, o GCA voltou a participar na maior iniciativa mundial de carácter ambientalista, o Limpar o Mundo (Clean Up the World).
Foi no passado sábado, dia 15 de Setembro, que abraçamos a iniciativa de corpo e alma levando a cabo uma profunda limpeza na praia de Bitetos. Durante toda a manhã percorremos as incertas areias da praia, encontrando um sem número de objectos estranhos. Desde um sofá até uma tenda de campismo, os objectos foram praticamente acabando com os nossos sacos do lixo num imediato piscar de olhos.
Saturados pela estupidez da humanidade que não olha a meios para estragar o que de melhor nos foi dado, voltamo-nos para a nossa realidade!
O rio, parte integrante do nosso desporto, foi o “senhor que se seguiu” na nossa acção!
Armados com uma extasiada boa disposição rumamos em direcção ao rio onde fomos tropeçando numa bota desamparada, totalmente largada ao abandono, no esqueleto de uma mesa que servia de local de jogo aos peixes ou num pau de um guarda-sol.
E por aqui ficamos na nossa descrição, deixando um apelo aos utentes da praia de Bitetos e às autoridades locais que por muitas vezes negligenciam o nosso ambiente.
Clean Up The World, em Marco de Canaveses

No próximo sábado dia 15 de Setembro o Ginásio Clube de Alpendorada, associa-se à causa mundial pelo ambiente, Clean Up The World.
Evento Mundial, o Clean Up The World mobiliza, anualmente, 35 milhões de pessoas voluntárias, em mais de 100 países. Desde que começou, em 1993, esta acção já atingiu recordes, no número de voluntários e lugares limpos pelo mundo.
Tendo a sua maior actividade, sempre, na terceira semana de Setembro, é neste momento muito mais que apenas uma actividade temporária, passando agora a projectos anuais que incluem:
- reciclagem e recuperação de recursos
- plantação de árvores
- campanhas educativas
- conservação e recuperação de águas
- competições
- exibições
Vamos ainda fazer uma recolha em pleno rio, com caiaques e barco dragão.
Recomenda-se:
roupa adequada à actividade (terra e água)
luvas de protecção
utensílio de/para apanhar lixo (facultativo)
Raid nocturno nos rios Douro e Paiva
23h. Agora, que todos estão presentes, tiramos algumas fotografias, enquanto saboreamos a ansiedade de entrar na água. A água está tépida, para espanto de alguns.
Dão-se as primeiras pagaiadas em direcção ao meio do rio. Re-agrupamo-nos e admiramos a intensidade da luz da lua, que permite ver as nossas caras bastante bem. O Douro parece um “pano de snooker” de tão calmo. Passamos a Ilha dos Amores, paramos onde vimos um grupo de jovens acampados na foz do rio Paiva. Apontados para o interior o rio mais famoso do rafting em Portugal, iniciamos a verdadeira aventura até aos primeiros rápidos a 3km.
Isto é o início da aventura. Cada participante vai descrever aqui a "sua aventura" a partir deste ponto. Veja algo novo todos os dias.
Raid Nocturno
Aproveitando a noite de lua cheia, vários aventureiros, vão navegar até aos rápidos do rio Paiva, com paragem nos Moinhos. Na volta, a paragem é na Ilha dos Amores, onde os participantes vão petiscar e confraternizar até depois da meia-noite se o frio não incomodar.
Esta actividade pretende dar uma perspectiva visual diferente aos praticantes regulares de turismo náutico, ao mesmo tempo que a confraternização servirá para alertar e consciencializar as pessoas para os atentados de poluição que se comentem nos rios Douro e Paiva.
Nota: A lotação em caiaques está já esgotada. Aceitam-se inscrições para o barco dragão.
€3 p/ pessoa. Tlm. 916490220
Participantes devem trazer um pequeno lanche para a noite. Roupa quente adequada à actividade. Lanterna.
de Carrapatelo a Bitetos
O que é que está a dar!
Rios, ribeiros e afluentes são cada vez mais uma alternativa ao mar salgado. Os barcos-hotéis no Douro e os passeios no Alqueva (o grande lago da Europa) já não são novidade e conquistam cada vez mais adeptos. Se esta é a sua "onda", saiba que surgiram recentemente duas novas atracções: o projecto Azenhas da Seda que propõe um novo conceito de aquaturismo que mistura caminhada, canyoning e travessia a nado na zona da barragem do Maranhão; e também no Alentejo, foi inaugurado o Abrigo do Torgal, um parque de campismo rural num cenário verdejante junto às margens da ribeira do Torgal, com possibilidade de passeios pedestres e de caiaque. Para afastar o calor e fugir ao stress da praia.
fonte: www.lifecooler.com
Portugal disputa três finais no mundial de canoagem
Caiaques de turismo no Douro
(actualizado a 15 Junho 2013)
O GCA dispõe de uma frota de caiaques vocacionados para longos e belos passeios, a dois, pelos rios Tâmega, Douro e Paiva. São embarcações extremamente estáveis e rápidas, sem necessidade de aprendizagem prévia.
Percurso de Carrapatelo >Bitetos: 12km
Percurso Mosteiro de Alpendorada: 6 km
Percurso Moinhos do Paiva: 6 km
Percurso Ilha dos Amores: 1,5 km
Aluguer de caiaques/canoas
Reserva grátis em
gca.geral@gmail.com ou 91 649 02 16
O GCA é um clube de canoagem que se localiza em Bitetos, freguesia de Várzea do Douro, no concelho de Marco de Canaveses, a 45km do Porto.
Actualmente dispomos de embarcações mono e bi-lugar, com o valor de 3,50€ e 6€/hora, respectivamente, e inclui o colete salva-vidas e pagaias.
Para efectuar a reserva (mínimo 8 pessoas) podes enviar um email ou no próprio local pedir informação no Posto de Turismo que se encontra no cais de Bitetos.
Julho e Agosto todos os dias das 14 às 18h, na praia fluvial.
De Setembro a Junho, podes requisitar os caiaques no posto junto à praia.
Cada viagem tem partida e chegada na praia de Bitetos, (Várzea do Douro), e poderás visitar/ navegar em 2 rios diferentes Douro e Paiva.
Não te esqueças de visitar a Ilha dos Amores, descobrir as águas pouco profundas do rio Paiva e encontrar os moinhos de água.
Vai até ao cais do Mosteiro de Alpendorada ou aventura-te por debaixo de três pontes em Entre-os-rios.
Para chegar até nós basta seguir as coordenadas GPS ou pesquisar a localização "Bitetos".
Valores apresentados são para os sócios da associação.
Para utilizar estes equipamentos terá de se tornar sócio.
Pergunte-nos como ser sócio na hora sem custos adicionais.
Medalha de Prata para o Ginásio Clube de Alpendorada
Decorreu hoje, em Zebreiros, Gondomar, o Campeonato Regional de Maratona Regional, prova que encerra as actividades da Associação de Canoagem do Porto (ACP), antes das férias de Agosto.A prova, organizada pela ACP e SMAS, teve a participação de onze clubes de canoagem com cerca de 150 atletas nas várias categorias e escalões da modalidade. A maratona apresentava um percurso de 14km para cadetes, 21km para os juniores e veteranos, em k1, k2, c1 e c2; e 28km para os séniores em k1 e k2.
O Ginásio Clube de Alpendorada (GCA) participou neste campeonato com dois atletas, Tiago Silva, cadete k1, Arlindo Freitas, k1 veterano B. O jovem atleta, trouxe a medalha de prata para o seu clube e prepara "ataque ao ouro na Regata das Vindimas em Setembro" que provavelmente se realizará em Bitetos - afirma Tiago Silva.
O sucesso da canoagem em Ponte de Lima
Formação, dinâmica e cooperação com autarquia no êxito do clube
Forte investimento na formação, frutuosa cooperação com a autarquia e grande dinâmica foi a mistura que permitiu ao CN Ponte de Lima uma época repleta de êxitos na canoagem, culminada com o inédito título de pista.
Após 16 anos de existência, o CN Ponte de Lima teve a melhor época de sempre, com a "dobradinha" em regatas em linha e no Fundo, bem como com o título de campeão de Esperanças e Taça de Maratonas.
"A aposta de vários anos na formação, com captação e qualificação permanente de jovens, a parceria com a câmara municipal, com evidentes vantagens mútuas, e uma grande dinâmica da equipa de trabalho foram fundamentais para uma época repleta de êxitos em que ganhamos praticamente tudo", disse o treinador Lucas Araújo à Agência Lusa.
O protocolo com o Agrupamento de Escolas de Arcozelo, em que os jovens praticam canoagem nas aulas de educação física, tem sido determinante na captação e fixação de atletas, tal como o protocolo com a autarquia em termos de ocupação de tempos livres dos jovens em férias: "so parcerias em que todos saem claramente a ganhar".
O apoio da câmara municipal em termos de instalações também foi fundamental, uma vez que, ao contrário da esmagadora maioria dos clubes de canoagem, o CN Ponte de Lima dispõe de um Centro Náutico com todas as condições - entre outras coisas, inclui hangar e ginásio - para realizar o seu trabalho.
"O nosso maior problema é mesmo o assoreamento do rio Lima, pois está muito baixo, em muitos locais com apenas 10 centímetros, e não nos permite treinar com qualidade para alta competição, obrigando-nos a trabalhar várias vezes noutras localidades. O problema persiste há cinco anos, o ministério do ambiente já está ao corrente. Esperamos que a situação seja finalmente resolvida", lamentou.
O grupo está em permanente crescimento e "em breve" os minhotos atingirão os 200 atletas federados: "temos uns 170 inscritos, sendo que dois terços são jovens e 40 por cento mulheres, superando já os homens em alguns escalões".
A actividade do CN Ponte de Lima estende-se também ao turismo náutico, "o principal garante da estabilidade financeira do clube".
O futuro passa por "formar cada vez mais e melhores atletas, dando-lhes uma preparação de qualidade que lhes permita um dia ter uma participação olímpica".
Fonte: Lusa
E nós no Marco, com dois rios e um clube com experiência, ...
Campeonato Nacional de Regatas em Linha, de Montemor-o-velho

Canoagem de Alpendorada. GCA tem vice-campeão Nacional K1 Veteranos.
Terminou hoje o Campeonato Nacional de Regatas em Linha, em Montemor-o-Velho o Campeonato Nacional de Regatas em Linha, com a presença de cerca de 800 atletas em representação de 44 clubes.
Esta prova dividida em três dias de competição, começou na sexta-feira, dia 6 de Julho onde se disputaram as provas eliminatórias e Semi-Finais de 1000 e 500 metros dos escalões de Iniciados, Infantis, Cadetes e Juniores.
No sábado, 7 de Julho disputaram-se as provas eliminatórias e Semi-Finais de 1000, 500 e 200 metros, nos escalões de Seniores e Veteranos A e B. Foram ainda realizadas algumas Finais ao longo do dia de provas.
Hoje, Domingo, 8 de Julho, realizaram-se as Finais de 1000, 500 e 200 metros dos vários escalões participantes.
O GCA (Ginásio Clube de Alpendorada) levou à prova 6 atletas: Carlos Fernandes, k1 infantil; Ana Monteiro, k1 cadete feminino; João Sousa, k1 cadete; Tiago Silva, k1 cadete; Arlindo Freitas, Veterano A; Joaquim Santos, Veterano B.
Na sexta-feira as provas dos infantis e cadetes, foram apurando os atletas do clube nas eliminatórias até semi-finais dos 1000 e dos 500 metros. Tiago Silva, o jovem campeão do GCA, destacou-se nas provas, debatendo-se com os maiores atletas da actualidade, até ao apuramento para a final, onde viria a perder por escassos 0,76 segundos.
Na final de veteranos Arlindo Freitas classificou-se no 8º lugar e Joaquim Santos, sagrou-se vice-campeão nacional da sua categoria.
Esta classificação é um pequeno estímulo, que traz alguma motivação a atletas e dirigentes para a continuidade adversa da modalidade no nosso concelho.
Lembramos que este clube, que se prepara para festejar 25 anos de existência em Março de 2008 ainda sobrevive sem um local de apoio à modalidade.
Descida do Tâmega em Barcos Dragão
O evento contou com a participação de 30 pessoas que cedo se encontraram em Canaveses para a descida de barcos dragão.
Após foto de grupo a descida iniciou-se, escoltada pelos bombeiros voluntários do Marco, a quem queremos deixar uma palavra de apreço pelo acompanhamento, e viria a ter a sua primeira paragem em Vila Boa do Bispo, num grande areal existente na zona. É uma paragem, obrigatória para que os participantes possam descansar, um pouco, e trocar de lugares na posição de remada.
Nos 3 barcos Dragão reinou sempre a boa disposição a alegria. A acompanhar a regata vinham 4 atletas do GCA em embarcações k1 e k2 que nos deliciaram com as brincadeiras na água.
Pelas 12h chegavam a bom porto, que é como quem diz, à praia da albufeira, em Alpendorada, as embarcações que na recta final se lançaram numa competição de velocidade ao primeiro lugar da meta.
Francisco Cardoso, dirigente do clube de canoagem, considerou que "iniciativas de turismo náutico têm de existir mais vezes no nosso concelho" e convida a que visitem a praia de Bitetos e "usufruam das modalidades fluviais, dos passeios nos rios Douro e Paiva que o clube tem para oferecer". O dirigente quis ainda deixar um apelo à população para que não poluam o rio, deitando lixo de todo o género (sofás, pneus, latas, entulho) que se viu nas margens do Tâmega, assim como é necessário haver um cuidado para que não hajam esgotos a céu aberto para o rio como o que viram na praia de Vila Boa do Bispo junto a um bar que existe naquele local. É inadmissível que ainda acontecem situações destas sem qualquer cuidado e sem intervenção por parte das entidades.
A descida de Barcos Dragão, culminou num almoço, no restaurante Solar da Cachorrela, onde Manuel Moreira aguardava os participantes, felicitando-os pela aderência a esta actividade incluída nas Festas do Marco, reafirmando a sua vontade de apoiar o clube no desenvolvimento das actividades e acima de tudo na aquisição de um posto náutico, há muito necessário e desejado pelo clube de canoagem GCA, para apoio às actividades náuticas.
As fotos no nosso álbum flickr.
Colóquio GCA - "Como conciliar o desporto com os estudos"

No próximo dia 12 de Julho, o Ginásio Clube de Alpendorada, vai realizar um Colóquio sobre "Canoagem", "Como conciliar o desporto com os estudos" e "Alimentação no Desporto", ministrado pelo Prof. Hélder Antunes.
Esta acção pretende dar a conhecer e aproximar a modalidade da Canoagem aos jovens, aos pais e todos os interessados, assim como promover a sua integração como desporto escolar.
A sessão terá lugar na sede do GCA (antigas instalações da Escola da Pedra, por debaixo do café Nova Era), pelas 21h, limitada ao espaço existente.
reserve o seu lugar através do nosso email gca.geral@gmail.com com o assunto: reserva colóquio
Artigos mais vistos
-
(actualizado a 15 Junho 2013) O GCA dispõe de uma frota de caiaques vocacionados para longos e belos passeios, a dois, pelos rios Tâm...
-
Não somos uma empresa de aventura e aluguer de kayaks ou caiaques ou canoas. Somos um clube náutico e temos kayaks (em português) caiaques...
-
Estão abertas as inscrições para o Programa BaTer Trilhos II (BTT II). ver em IPJ ATENÇÃO: inscrições limitadas
-
Sightseeing tours Descrição do Percurso Paisagem selvagem entre as encostas de vegetação rica e diversificada, onde se podem observar t...

