Descida do Tâmega em Barcos Dragão

Numa excelente manhã para a prática da modalidade vimos pessoas que já tinham participado na Descida das Vindimas, em Setembro do ano passado, e muitas caras novas que se estreavam neste tipo de aventura fluvial.

O evento contou com a participação de 30 pessoas que cedo se encontraram em Canaveses para a descida de barcos dragão.

Após foto de grupo a descida iniciou-se, escoltada pelos bombeiros voluntários do Marco, a quem queremos deixar uma palavra de apreço pelo acompanhamento, e viria a ter a sua primeira paragem em Vila Boa do Bispo, num grande areal existente na zona. É uma paragem, obrigatória para que os participantes possam descansar, um pouco, e trocar de lugares na posição de remada.

Nos 3 barcos Dragão reinou sempre a boa disposição a alegria. A acompanhar a regata vinham 4 atletas do GCA em embarcações k1 e k2 que nos deliciaram com as brincadeiras na água.

Pelas 12h chegavam a bom porto, que é como quem diz, à praia da albufeira, em Alpendorada, as embarcações que na recta final se lançaram numa competição de velocidade ao primeiro lugar da meta.

Francisco Cardoso, dirigente do clube de canoagem, considerou que "iniciativas de turismo náutico têm de existir mais vezes no nosso concelho" e convida a que visitem a praia de Bitetos e "usufruam das modalidades fluviais, dos passeios nos rios Douro e Paiva que o clube tem para oferecer". O dirigente quis ainda deixar um apelo à população para que não poluam o rio, deitando lixo de todo o género (sofás, pneus, latas, entulho) que se viu nas margens do Tâmega, assim como é necessário haver um cuidado para que não hajam esgotos a céu aberto para o rio como o que viram na praia de Vila Boa do Bispo junto a um bar que existe naquele local. É inadmissível que ainda acontecem situações destas sem qualquer cuidado e sem intervenção por parte das entidades.

A descida de Barcos Dragão, culminou num almoço, no restaurante Solar da Cachorrela, onde Manuel Moreira aguardava os participantes, felicitando-os pela aderência a esta actividade incluída nas Festas do Marco, reafirmando a sua vontade de apoiar o clube no desenvolvimento das actividades e acima de tudo na aquisição de um posto náutico, há muito necessário e desejado pelo clube de canoagem GCA, para apoio às actividades náuticas.

As fotos no nosso álbum flickr.

Sem comentários:

Artigos mais vistos