Competição

Iniciação

Quem pretende iniciar-se na prática da canoagem tem de ser bom nadador e estar em boa forma física. O uso de colete-de-salvação, por vezes incómodo, é regra. Além disso, deve-se acrescentar um capacete nas actividades que se desenvolvam em águas bravas.

No entanto, a canoagem também se pode praticar no mar, em rios, lagos, estuários, albufeiras ou canais artificiais. As águas calmas, com fraca corrente e ondulação praticamente ausente, são ideais para a iniciação da canoagem ou o simples recreio e lazer.

As embarcações utilizadas são canoas e caiaques. As canoas são de casco aberto e os tripulantes usam pagaias (remos) de uma só pá. Os caiaques (do esquimó qajaq), são embarcações fechadas praticamente na sua totalidade, com excepção de uma pequena abertura, o “poço”, situada na parte superior. Neste tipo de barcos usam-se pagaias de duas pás.
 

O GCA faz formação para competição em caiaques de linha. São caiaques longos, estreitos e  áquadinâmicos. Se pudéssemos comparar dizíamos que estes caiaques são os F1 da canoagem.

A navegação nestes caiaques é difícil. O processo de aprendizagem é rigoroso e pode demorar dois dias até começar a navegar sozinho ou por vezes uma semana até adquirir equilíbrio.

Se estiver interessado em aprender marque connosco uma aula. 
Para fazer entrar em competição a idade ideal para fazer alguns anos de carreira é a partir do 9/10 anos. No entanto nada impede de começar mais tarde, como aos 14, aos 18 ou até com 40 anos.
A canoagem tem vários escalões e muitas provas que poderão encaixar no seu perfil e capacidade física.
Nota: o melhor período é o Verão.

Sabia que
a canoagem beneficia a Resistência aeróbica, anaeróbica, potência e força (principalmente dos membros superiores)

a canoagem é uma pratica de excelência para asmáticos.

as bebidas isotónicas ajuda a controlar os níveis de açúcar e repõe os minerais perdidos, como magnésio, potássio e sódio. Durante o treino, recomenda-se a ingestão de 750 ml-1,2l/hora.

Artigos mais vistos