ASSOCIAÇÃO DO PORTO VAI A VOTOS NO DIA 10

A saída iminente de três dirigentes vai levar Joaquim Santos, presidente da Associação de Canoagem do Porto, a renovar a lista que apresentará às eleições para novo mandato, agendadas para o próximo dia 10, na Casa do Desporto.

O princípio de 2008 na Associação de Canoagem do Porto (ACP) fica marcado com as eleições para os Corpos Gerentes, agendada para as 21h30 de quinta-feira, na Casa do Desporto. O actual presidente da Direcção, Joaquim Santos, admite recandidatar-se após dois anos marcados pela estabilidade, embora confesse sentir a necessidade de ver alguma oposição, pois tal ia facilitar o surgimento de críticas construtivas e permitir o debate de ideias.

“Em princípio, sou candidato. Não tenho conhecimento de qualquer outra lista, pelo que vamos fazer uma. Já falei com membros de alguns clubes porque há três elementos da actual Direcção que já não estão tão ligados aos clubes. Convém termos o apoio dos clubes, para dar união e força à ACP, por isso vamos falar com todos a ver quem quer colaborar e quem tem disponibilidade para integrar a lista”, revela o dirigente, a O NORTE DESPORTIVO.

Ao que apurámos, Joaquim Santos apenas espera pelo aval do CN Crestuma – clube pelo qual se vai candidatar e que, ontem à noite, realizou uma reunião para confirmar esse apoio – para iniciar a habitual ronda de contactos pelas colectividades, sendo provável que CRP Arnelas, SMAS-Porto, CN Marecos e Vila do Conde KC venham a ter assento na Direcção. Além deste cinco elementos, no sufrágio serão ainda eleitos três elementos para a Mesa da Assembleia Geral e outros três para o Conselho Fiscal.

O actual líder associativo pretende contar na lista com pessoas que já sejam directores dos respectivos clubes, pois, além de garantir o apoio directo das colectividades às decisões associativas, assegura “um contacto permanente” com a modalidade, o que permitirá à ACP “lidar melhor” com quaisquer situações.

“Se houver uma lista, à partida serei presidente. Mas era bom que surgisse outra candidatura, ia demonstrar vitalidade na ACP. Precisamos do contributo de todos e de pessoas com mais ambição. Com uma outra lista ia haver crítica e debate, pois quem viesse de novo teria de pretender fazer mais e melhor. Se ninguém aparecer, nós vamos fazendo”, argumenta.
Os mandatos associativos têm uma duração de dois anos e, após várias temporadas a desempenhar papéis directivos, Joaquim Santos estreou-se como presidente nas eleições de 2006 e resume o balanço do mandato: “Os clubes colaboraram intensamente, por isso conseguimos levar a bom porto as nossas propostas. O trabalho com a Federação foi bom e os Campeonatos Regionais foram bem sucedidos. Foram dois anos sem grandes atropelos”.
As propostas para o próximo mandato seguirão a mesma linha de estabilidade, embora 2009 seja marcado pela estreia em Portugal de um Campeonato do Mundo de maratona, que terá lugar em Crestuma. “A ACP está empenhada em organizar as provas de índole regional e em colaborar com a Federação nos Campeonatos Nacionais, mas o objectivo mais importante é que se afirme como a melhor associação do País. Taças do Mundo já houve em Portugal, mas um Mundial é a primeira vez, por isso é um orgulho”, adianta.

Outro dos grandes projectos é continuar a pressionar “o IPTM e a Câmara de Gondomar” para a criação de uma pista, “no Douro ou no Tâmega”, que proporcione “mais segurança e conforto” aos canoístas portuenses.

Sem comentários:

Artigos mais vistos