Alpendorada recebeu no passado sábado, 24 de Março, o Campeonato de Fundo que testa os atletas num circuito de 5000m, 3000m e 2000m para os mais pequenos canoístas.
A albufeira, junto ao Parque de Lazer de Alpendorada encheu-se de emoções ao longo das margens só arrefecidas por algumas passagens, curtas e intensas de chuva e vento, que fazia correr a multidão enquanto na água dava trabalho à equipa de resgate que se mostrou muito competente nas abordagens rápidas e firmes.
Imparáveis os melhores jovens e veteranos dos caiaques e canoas levaram ao pódio os clubes de Ponte de Lima, Prado e Gemêses, clubes campeões desta edição regional de canoagem.
A equipa da casa com cinco atletas em competição teve direito a ver o emblema no primeiro lugar conseguido pelo veterano Joaquim Santos.
![]() |
Joaquim Santos, atleta veterano C do GCA |
A propósito disto, José Monteiro, presidente do GCA, obviamente satisfeito por ver os atletas do clube participar e até a ganhar não pode deixar de desabafar com o poder local a frustração que sente por não ver 10 ou 20 atletas a correr pelo clube e aponta como principal causa a ausência de um treinador de canoagem a tempo inteiro para dar resposta aos alunos e atletas que vêm do Desporto Escolar do Agrupamento de Alpendorada e Sande e que acabam por desistir. "Tal como no futebol, se não houver um comandante a equipa não se forma nem há resultados."
Questionado sobre o que podia ser feito, o presidente do clube afirma "sugerimos, pela 13º vez à câmara municipal, que faça como a câmara de Ponte de Lima, coloque um treinador a tempo inteiro integrado no programa escolar do concelho."
O encontro foi organizado pelo GCA, juntamente com a Canoagem do Norte de Portugal e a Federação Portuguesa de Canoagem. Fotos e vídeos na página do GCA no Facebook
A segurança na água e terra foi assegurada pelos Bombeiros Voluntários do Marco e Cruz Vermelha de Alpendorada. Na assistência ao resgate estiveram três equipas em caiaques bilugares para recuperação rápida das quedas.
Agradecimentos
O apoio a todos os sócios, atletas, amigos, pais e até avós, pela ajuda na organização, das mais variadas formas, pois esta organização precisa de 25 pessoas e muitos equipamentos para funcionar bem.
À junta de freguesia de Alpendorada pelo apoio e logística. À Câmara Municipal do Marco pelo contentor de casas de banho e balneários que pela primeira vez em 12 anos de pedidos se dignou oferecer mais condições aos atletas.
Sem comentários:
Enviar um comentário