Tempestade não parou o Campeonato Regional de Fundo Norte, em Alpendorada

Nem a ameaça de a tempestade Hugo parou os quase 600 atletas vindos de vários concelhos do Norte de para competir na maior prova do ano da região.

Alpendorada recebeu no passado sábado, 24 de Março, o Campeonato de Fundo que testa os atletas num circuito de 5000m, 3000m e 2000m para os mais pequenos canoístas.

A albufeira, junto ao Parque de Lazer de Alpendorada encheu-se de emoções ao longo das margens só arrefecidas por algumas passagens, curtas e intensas de chuva e vento, que fazia correr a multidão enquanto na água dava trabalho à equipa de resgate que se mostrou muito competente nas abordagens rápidas e firmes.

Imparáveis os melhores jovens e veteranos dos caiaques e canoas levaram ao pódio os clubes de Ponte de Lima, Prado e Gemêses, clubes campeões desta edição regional de canoagem.

No pódio os representantes dos clubes vencedores. Na frente: Paulo Couto, vereador Desporto; Sérgio Ferreira, vice-presidente FPC; Arlindo Freitas, presidente ACNP; António Esteves, vice-presidente JFA; José Monteiro, presidente GCA.


A equipa da casa com cinco atletas em competição teve direito a ver o emblema no primeiro lugar conseguido pelo veterano Joaquim Santos.

Joaquim Santos, atleta veterano C do GCA


A propósito disto, José Monteiro, presidente do GCA, obviamente satisfeito por ver os atletas do clube participar e até a ganhar não pode deixar de desabafar com o poder local a frustração que sente por não ver 10 ou 20 atletas a correr pelo clube e aponta como principal causa a ausência de um treinador de canoagem a tempo inteiro para dar resposta aos alunos e atletas que vêm do Desporto Escolar do Agrupamento de Alpendorada e Sande e que acabam por desistir. "Tal como no futebol, se não houver um comandante a equipa não se forma nem há resultados."

Questionado sobre o que podia ser feito, o presidente do clube afirma "sugerimos, pela 13º vez à câmara municipal, que faça como a câmara de Ponte de Lima, coloque um treinador a tempo inteiro integrado no programa escolar do concelho." 

O encontro foi organizado pelo GCA, juntamente com a Canoagem do Norte de Portugal e a Federação Portuguesa de Canoagem. Fotos e vídeos na página do GCA no Facebook

A segurança na água e terra foi assegurada pelos Bombeiros Voluntários do Marco e Cruz Vermelha de Alpendorada. Na assistência ao resgate estiveram três equipas em caiaques bilugares para recuperação rápida das quedas.

Agradecimentos
O apoio a todos os sócios, atletas, amigos, pais e até avós, pela ajuda na organização, das mais variadas formas, pois esta organização precisa de 25 pessoas e muitos equipamentos para funcionar bem.

À junta de freguesia de Alpendorada pelo apoio e logística. À Câmara Municipal do Marco pelo contentor de casas de banho e balneários que pela primeira vez em 12 anos de pedidos se dignou oferecer mais condições aos atletas.



Sem comentários:

Artigos mais vistos