GCA: posto náutico à vista?


Com as recentes ampliações do cais de Bitetos, na freguesia de Várzea do Douro, que se estendem a montante do Rio Douro, até à freguesia de Alpendorada e Matos, o Ginásio Clube de Alpendorada ganha assim mais alguma esperança na sua luta pela obtenção de um espaço junto do rio, onde possa instalar-se com a elevação de um Posto Náutico estrutura fundamental de apoio às diversas actividades desportivas, lúdicas e culturais.

Ontem, estiveram presentes, em Bitetos, os presidentes da junta de freguesia de Alpendorada, Domingos Neves, da Associação de Canoagem do Porto (ACP), Joaquim Santos 'Marinho', câmara municipal Manuel Moreira e Mário Santos da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), afim de se encontrar um local para a instalação de um posto náutico para esta associação juvenil, junto ao cais de Bitetos, local de paragem obrigatória nas incursões turísticas pelo rio Douro.

A direcção do GCA, expôs as dificuldades que sentia com a falta de estruturas de apoio junto ao rio e que para a continuação de boas práticas desportivas necessitam de um local onde possam oferecer aos seus atletas e associados condições próprias de pré e pós actividades.

''Actualmente no final de um treino, quer seja na água ou no ginásio, os nossos atletas não podem tomar banho, por que não temos instalações balneárias.'' - afirmou o presidente do GCA.


'Marinho' presidente da ACP, disse que ''o Alpendorada já há muito que merecia umas instalações dignas'' e que não compreende como ''um clube que ano após ano tem vindo a pontuar em lugares cimeiros, não tenha apoio das instituições''.

Após explicação de Mário Santos da FPC, Manuel Moreira demonstrou interesse em apoiar o projecto; Domingos Neves revelou que a junta de freguesia está ''interessada em apoioar o projecto '', e que ''disponibilizará terreno'' para a instalação da infra-estrutura.

Com a implantação de um Posto Náutico, o Ginásio Clube de Alpendorada, poderá proporcionar condições ideiais para a prática de todas as actividades aquáticas.

Contribuirá o Posto Náutico também para o desenvolvimento do turismo local e concelhio, junto do primeiro ponto de paragem dos navios de turismo fluvial.

Sem comentários:

Artigos mais vistos