Uma Grande Descida! Um Enorme Espírito!



I Descida das Vindimas – Rota dos Vinhos Verdes/GCA 2006
Com 1hora de atraso chegamos ao local combinado, em Marco de Canaveses, onde esperavam impacientes, 20 dos cerca de 40, participantes inscritos na Descida das Vindimas. A chuva cessara e os ânimos aqueciam a manhã fresca que se fazia sentir. Após explicações das regras de segurança e dinâmica nos barcos fizemo-nos à água sem mais demoras.Reinava a boa disposição.

A partida
Na margem assistiam vários amigos, assim como o presidente e vice-presidente da Associação de Canoagem do Porto, Joaquim Santos e Arlindo Freitas, respectivamente.
Começava assim a I Descida das Vindimas – Rota dos Vinhos Verdes/GCA 2006.
O sol apareceu tímido entre as nuvens e o ritmo das pás ia aumentando, talvez pela alegria dos raios de calor ou então pela competição entre “Dragões”.
Após as primeiras curvas do Tâmega começaram a aparecer vinhas e belas casas “escondidas” entre a vegetação. O ritmo das pás na água diminuía sempre neste locais onde se contemplava uma natureza diferente deste ponto de vista. Aves de rapina e até uma garça, já quase no fim da viajem, fizeram um voo de cortesia à nossa passagem. Estávamos a conhecer um Tâmega com mais vida do que seria de esperar..

A poluição
A poluição é que continua a ser uma realidade e não se escondia. Nas margens, eles eram móveis, electrodomésticos, latas, colchões, enfim, todo o tipo de lixo e até um automóvel.

O pleno
A primeira paragem em Vila Boa do Bispo, numa pequena praia, serviu para recuperar de energias, reagrupar os barcos e canoas, trocar primeiras impressões e registar a primeira foto de “família”.
Daqui até Alpendorada foi rápido. Ao entrar no grande lago da barragem e com a meta à vista começa o sprint final até ao pequeno areal. Os barcos alinham-se, as pás escavam a água com mais força, “ouh, uouh/ ouh, uouh”, “força, vamos, força!” berram os timoneiros, encorajando os remadores, até ao último metro de água antes de entrar pela areia adentro.
Chegava ao fim o percurso da Descida das Vindimas. Entretanto mais umas quantas fotos enquanto se recupera o fôlego. O almoço espera-nos!

As promessas
Já com a presença do Dr. Manuel Moreira, contam-se, à mesa, pequenos episódios na tentativa de criar inveja de quem não fez a Descida.
Num clima informal, fomos conversando sobre este tipo de iniciativas e da potencialidade que o investimento nos desportos náuticos têm no nosso concelho. Recordamos a época desportiva em canoagem do Ginásio Clube de Alpendorada (GCA), o nosso campeão regional e nacional em K1, a prova de K4 em Bitetos, no projecto “Canoagem na Escola” com as EB’s 23, o esgotamento do transporte do clube e o compromisso de construção de posto náutico no Rio Douro. Muito receptivo, Dr. Manuel Moreira, reafirmou a sua intenção de criar condições para a prática da modalidade com a construção de um posto náutico para o GCA. Contudo as sérias dificuldades financeiras da Câmara Municipal, eram um grande entrave na sua execução a curto prazo. Foi então que Francisco Cardoso, presidente da direcção do clube, pediu ao Dr. Manuel Moreira, que olhasse para os atletas ali presentes dizendo que “muitos deles estão cansados, indignados por não terem um local digno para trocar de roupa e onde tomar um duche quente após o treino. Muitos acabam por adoecer nas estações mais frias.
Ficou, agora, a promessa de uma reunião urgente com as todas as instituições implicadas no desenvolvimento e construção de um Posto Náutico.
Ficou a promessa da segunda edição da Descida das Vindimas.


O GCA felicita todos os participantes pela boa disposição, espírito de aventura e camaradagem demonstradas durante todo o evento.

Se desceu connosco escreva aqui o seu testemunho.

(fotografias brevemente disponíveis)

Agradecimentos:
Associação de Canoagem do Porto
Câmara Municipal do Marco de Canaveses (em especial aos prof´s Rui Nelson e Rui Correia responsáveis pelo pelouro da juventude e desporto)
Restaurante Cachorrela
Élio Kayaks
Liga Dura
CN Marecos

Sem comentários:

Artigos mais vistos