O sucesso da canoagem em Ponte de Lima

CN Ponte de Lima
Formação, dinâmica e cooperação com autarquia no êxito do clube
Forte investimento na formação, frutuosa cooperação com a autarquia e grande dinâmica foi a mistura que permitiu ao CN Ponte de Lima uma época repleta de êxitos na canoagem, culminada com o inédito título de pista.

Após 16 anos de existência, o CN Ponte de Lima teve a melhor época de sempre, com a "dobradinha" em regatas em linha e no Fundo, bem como com o título de campeão de Esperanças e Taça de Maratonas.

"A aposta de vários anos na formação, com captação e qualificação permanente de jovens, a parceria com a câmara municipal, com evidentes vantagens mútuas, e uma grande dinâmica da equipa de trabalho foram fundamentais para uma época repleta de êxitos em que ganhamos praticamente tudo", disse o treinador Lucas Araújo à Agência Lusa.

O protocolo com o Agrupamento de Escolas de Arcozelo, em que os jovens praticam canoagem nas aulas de educação física, tem sido determinante na captação e fixação de atletas, tal como o protocolo com a autarquia em termos de ocupação de tempos livres dos jovens em férias: "so parcerias em que todos saem claramente a ganhar".

O apoio da câmara municipal em termos de instalações também foi fundamental, uma vez que, ao contrário da esmagadora maioria dos clubes de canoagem, o CN Ponte de Lima dispõe de um Centro Náutico com todas as condições - entre outras coisas, inclui hangar e ginásio - para realizar o seu trabalho.

"O nosso maior problema é mesmo o assoreamento do rio Lima, pois está muito baixo, em muitos locais com apenas 10 centímetros, e não nos permite treinar com qualidade para alta competição, obrigando-nos a trabalhar várias vezes noutras localidades. O problema persiste há cinco anos, o ministério do ambiente já está ao corrente. Esperamos que a situação seja finalmente resolvida", lamentou.

O grupo está em permanente crescimento e "em breve" os minhotos atingirão os 200 atletas federados: "temos uns 170 inscritos, sendo que dois terços são jovens e 40 por cento mulheres, superando já os homens em alguns escalões".

A actividade do CN Ponte de Lima estende-se também ao turismo náutico, "o principal garante da estabilidade financeira do clube".

O futuro passa por "formar cada vez mais e melhores atletas, dando-lhes uma preparação de qualidade que lhes permita um dia ter uma participação olímpica".

Fonte: Lusa

E nós no Marco, com dois rios e um clube com experiência, ...

Sem comentários:

Artigos mais vistos