15 razões para praticar exercício



| O exercício dá energia |

- Quantas vezes n„o ficamos cansados com uma simples ida ao supermercado ou uma breve limpeza doméstica? O melhor È descansar? Errado! O melhor é exercitar-se (ainda) mais. A prática regular de actividade física aumenta a força muscular e promove a endurance. O exercício leva oxigénio e nutrientes aos tecidos do corpo e ajuda o sistema cardiovascular a trabalhar com mais eficiência.

| o exercício alivia as dores crónicas |

- Quem sofre uma doença crónica tem frequentemente dúvidas quanto à prática de exercício. E com razão. Nem todos os exercícios se adaptam a todas as doenças crónicas. O acompanhamento especializado È neste caso fundamental, de forma a que se possa tirar o máximo partido dos benefícios associados ao exercício. Na diabetes, por exemplo, a prática regular de actividade física faz a insulina ser mais eficiente e baixar os níveis de açúcar no sangue. Por alguma razão, os endocrinologistas recomendam a caminhada aos seus pacientes. Quem sofre de artrite sente um alívio, além de que o exercício ajuda a manter a forÁa muscular nas articulações afectadas e a reduzir a sua rigidez. No que respeita aos asmáticos, o exercício pode ajudar a diminuir, não só a frequência como a severidade dos ataques de asma.

| o exercício gosta do coração |

- Pessoas com doenças cardíacas têm tendência a poupar o coração, evitando esforços como a prática de actividade física. Mas o que os investigadores do European Vascular Genomics Network descobriram parece estar em contradição. O exercício moderado pode atrair as células progenitoras endoteliais para as áreas onde existem tecidos danificados, promovendo assim a sua reparação. O estudo durou oito semanas e acompanhou pessoas dos 57 aos 69 anos que se exercitaram três vezes por semana, durante uma hora e com acompanhamento personalizado.

| o exercício pode ser divertido |

- Praticar exercício pode ser também na verdade um acto social, uma vez que lhe dará a oportunidade de se juntar com amigos ou familiares ou conhecer novas pessoas. A actividade física por si só, promove o bom humor.

| o exercício melhora a vida sexual |

Tonificação, força e endurance são palavras muito importantes no ginásio... e na cama.

Para melhorar a vida sexual, o fisiologista do exercício Rich Weil sugere precisamente alguns "sexercises", como flexões e abdominais. "Depois das flexões, os nossos abdominais dão a zona sexual mais crítica do corpo. Afinal de contas temos que usar os abdominais durante o acto sexual.", considera. Para começar, 3-4 séries e 15-20 repetiçõees, recomenda o especialista. Os estudos confirmam a relação positiva entre sexo e o exercício.

Um deles, realizado pelo New England Research Institute, acompanhou mais de 600 homens de meia idade e concluiu que aqueles que se exercitavam regularmente apresentam menor risco de sofrer impotência. Os especialistas acreditam que o exercício produz este poderoso efeito porque fortalece o sistema cardiovascular e melhora a circulação, fundamental para a vida sexual! 




Fonte: Holmes Place Magazine

Sem comentários:

Artigos mais vistos