Portugal é o melhor destino do mundo

A notícia e o título são do Jornal O Jogo, de 29 de Janeiro de 2014.


Portugal é o melhor destino do mundo - O Jogo

Eles começam a chegar a partir da próxima semana. Só na barragem da Aguieira, e entre russos, polacos, eslovacos, checos e portugueses, irão atingir a centena. É o início dos treinos de água da maioria das grandes seleções e o principal destino está escolhido há vários anos: Portugal. Os Centros de Treino Nelo, que começaram a surgir desde 2004 por iniciativa do maior construtor mundial de caiaques de competição, transformaram o nosso país num dos mais procurados em todo o mundo e de longe no preferido das equipas europeias durante o inverno. Ao longo do ano, somos visitados por cerca de um milhar de atletas de alta competição, aquilo que André Santos, responsável da Nelo, considera "um interessante nicho de mercado para o turismo". E que representa quase dois milhões de euros de rendimentos diretos!

"A ideia de criar centros de estágio não foi nossa, mas dos atletas que cá vinham buscar e fazer afinações das embarcações. Começaram a perguntar porque não criávamos condições para cá ficarem mais tempo", recorda André Santos. Foi assim que nasceu o centro de treino do Porto Antigo, em 2004, em Cinfães, "uma das mais espantosas zonas de Portugal, pela água do Douro e pelo clima", diz.

Atualmente, a Nelo tem centros em Castelo de Paiva, o maior deles na Aguieira, perto de Mortágua, um, mais a sul, em Vila Nova de Milfontes e abriu recentemente outro em Cuba. Curiosamente, o objetivo nem é o negócio. "O que ganhamos nos centros de treino é reinvestido neles. O nosso negócio são os barcos e tudo o resto é uma forma de aumentar a aproximação aos atletas. Quem vem a Portugal e utiliza um barco Nelo não só vai querer voltar como ficará cliente. Os russos estagiam no nosso país desde 2004, sem falhas", narra André Santos, deixando claro que é a sua empresa a aumentar as vantagens do nosso país face ao maior problema da canoagem: os barcos, com comprimentos a partir dos 5,20 metros, não andam de avião.

"Quem vem estagiar para Portugal tem transfer desde o aeroporto, 300 barcos nossos prontos a utilizar, 20 barcos a motor para os treinadores, hotéis com tarifas acessíveis - na Aguieira, onde se instalam num resort de luxo da Visabeira, pagam cerca de metade da tarifa -, ginásios preparados para atletas de alta competição e serviço de massagem. Em nenhum outro país existe algo assim. Somos os melhores da Europa", garante André Santos.

E também os mais procurados, acrescentamos nós, com Emanuel Silva, já com três Jogos Olímpicos no currículo, a concordar. "Na Europa não conheço nada igual. Se a prioridade for o bom tempo, nesta altura do ano podemos ter Cuba ou a Florida, mas são destinos caros. Aqui, mesmo de chuva, o tempo é sempre espetacular para uma equipa como a russa. E não faltam locais para escolher", garante.

Sem comentários:

Artigos mais vistos