Bandeira Azul

Começou há 2 dias a época balnear de 2007. Oficialmente aberta com cerimónia na praia da Costa de Santo André, em Santiago do Cacém, promovida pelo Instituto de Socorros a Náufragos. Após o hastear da bandeira de praia vigiada, houve demonstrações de salvamento com vários meios disponiveis pelo ISN.

Este ano Portugal terá menos 15 bandeiras azuis por inércia dos poderes locais. As praias fluviais também incluídas nesta são de todas as mais esquecidas.

Tomando como exemplo as zonas balneares, de Matos (zona da barragem), Alpendorada e Bitetos, Várzea do Douro, facilmente percebemos que a realidade é de completo descuido e incúria.

Em todo concelho do Marco de Canaveses, a praia de Bitetos será a mais popular. Bem localizada, cais dos navios turíticos, palco da canoagem e outros desportos náuticos, Bitetos soma de ano para ano mais adeptos à sua praia fluvial.

Neste momento a praia e sua envolvência encontram-se sujas, encobertas de lodo, troncos e toda uma espécie de lixo flutuante, que tanto a junta de freguesia de Várzea do Douro como a câmara municiapal não tiveram quaisquer cuidados de limpeza e brio para com a principal porta de turismo do concelho.

Esgotos continuam a correr para as zonas das fluvinas e da praia sem quaisquer regras e fiscalização das entidades competentes. Onde está o SEPNA? - por exemplo.

Há muito que as águas que banham Bitetos estão imprórias para banhos. A sinalização que alertava os banhistas, salvo erro, pelo Ministério do Ambiente, há muito que foi derrubado.

O areal, esse, está destruído desde a última cheia do Inverno passado, onde ervas, paus e mais lixo crescem e descobrem-se debaixo dos pés numa curta caminhada.

Na terra dos industriais da construção e extração de inertes não haverá uma empresa que se digne dar um "jeitinho" às nossas praias fluviais?

E os srs presidentes das edilidades, não acham que está na hora de dignificar as praias, procurando soluções de protecção e manutenção?

Nunca o Ginásio Clube de Alpendorada teve de elevar tanto as medidas preventivas de higiene e saúde devido às condições de risco que as zonas, que procura para a prática de canoagem, apresentam.

Nunca a canoagem teve tanta procura. E é este o cenário que oferecemos?

Sem comentários:

Artigos mais vistos