A futura pista de canoagem do Tâmega

A situação geográfica de proximidade de dois rios (Tâmega e Douro) com condições e atrações distintas é singular no país. O GCA, como associação dinamizadora das actividades desportivas náuticas, estimula a prática da canoagem de competição e turismo em ambos os rios. 


Consideramos o Douro um rio de enorme valor turístico e aí desenvolvemos as actividades de lazer há 8 anos. Por sua vez, a albufeira do Tâmega revela um circuito de canoagem ímpar, quer pelo plano de água, quer pela envolvência marginal que permite a acomodação de grandes eventos de nível nacional e internacional. E se as infraestruturas naturais existem, já as insfraestruturas de apoio à prática da modalidade são pobres ou inexistentes. Importantes passos foram dados com a requalificação da zona do Tâmega. 

A Federação Portuguesa de Canoagem reconhece e potencial deste plano de água e valor económico e de proximidade do local aos clubes do Norte de Portugal (que são cerca 70% da canoagem do país). 

O GCA já fez chegar ao poder local vários documentos que comprovam que o investimento num centro náutico é um investimento com retorno económico que se tornará um foco de atracção desportivo, permitirá a autonomia da organização, dinamizará a economia local e adicionará qualidade de vida aos habitantes. 

Este não é um projecto duma associação singular, mas sim um projecto social, económico e desportivo duma aldeia e da região.

Sem comentários:

Artigos mais vistos